O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado anualmente a 10 de dezembro, data criada pela Organização das Nações Unidas, em 1948, para celebrar a defesa dos direitos do Homem, decorrendo, para o efeito, várias iniciativas a nível mundial.
Também a Bibliorodo quis assinalar esta nobre data com a atividade – “A Comemorar também se Aprende”, integrada no Plano Anual de Atividades da Biblioteca trabalhando, desta forma, o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar ACBE .
No âmbito do Projeto, a turma do 2.ºano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial desenvolveu um trabalho de pesquisa, nas disciplinas de Psicologia e Sociologia, que se materializou na exposição apresentada na referida atividade.
Os trabalhos realizados pelas alunas tiveram como objetivo demonstrar que todos os seres humanos nascem livres e iguais, independentemente da sua condição, origem, religião ou orientação.
Todos sem exceção devem ter oportunidades de se realizarem com sucesso e de serem felizes. Celebrar os Direitos Humanos implica que se valorize a outra pessoa como um Outro Eu, num ambiente de Paz e num espírito de fraternidade universal.
“Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo”.
Nelson Mandela – (1990)
“Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos”.
José Saramago – (1993)