No dia 16 de maio, pelas 9h e 30 min, no Auditório da nossa escola, vai decorrer uma Palestra sobre o Comércio Justo. Esta sessão de esclarecimento será dinamizada pelo Coordenador da Casa da Juventude de Amarante, Miguel Pinto.
Após a palestra, realizar-se-á uma pequena venda de produtos deste comércio. Esta pequena feira encontrar-se-á no corredor, frente ao Bufete.
Mas em que consiste o Comércio Justo?
O Comércio Justo tem como objetivo o pagamento adequado dos produtos aos produtores desfavorecidos e excluídos dos países em vias de desenvolvimento do Sul.
Os produtores e participantes do comércio justo – organizações não-governamentais sem fins lucrativos e importadores – acordam o preço justo previamente. Este inclui um prémio que permite aos mesmos produtores investir nos sistemas de produção, em melhores condições de trabalho e no respeito ambiental.
O importador compra parte da produção, possibilitando rendimentos mais elevados e a descoberta de novos mercados externos, para evitar a dependência de um só comprador. A relação contratual duradoura entre as partes garante a estabilidade dos rendimentos dos produtores e o planeamento da sua atividade a médio e longo prazo.
O Comércio Justo favorece ainda a criação de novos processos produtivos. São vários os produtos de Comércio Justo, desde têxteis, a artesanato, instrumentos musicais a produtos alimentares comuns em Portugal tais como café, arroz, chá, chocolate, cacau, especiarias e compotas.
Contamos contigo!