AROMATERAPIA – O que é, para que serve e como usar os óleos essenciais
A aromaterapia é a prática terapêutica que utiliza óleos essenciais 100% puros como intermediários para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando alcançar o BEM ESTAR Geral do SER HUMANO.
A aromaterapia é uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa.
Na prática, a aromaterapia é a aplicação terapêutica de óleos essenciais através de banhos, massagens, compressas e difusão no ambiente. Para que se possa proceder à utilização do óleo essencial torna-se necessário utilizar sempre um veículo neutro, que irá servir para a sua diluição, sendo normalmente utilizado para tal, óleo vegetal, água ou álcool.
Os óleos essenciais são substâncias orgânicas, puras e voláteis obtidas através daquilo a que os aromaterapeutas chamam de “alma da planta”. Estes tipos de óleos encontram-se em várias partes das plantes aromáticas e medicinais (desde folhas, ramos, galhos, frutos, rizomas, flores, etc.)
Alguns dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia estão no cartaz, realçando as principais utilizações.
Estes óleos essenciais podem ser utilizados separados ou mais do que um em simultâneo, de forma a tratar várias situações ao mesmo tempo. Porém, as misturas devem ser orientadas por um profissional especializado, já que devem ser usados em fórmulas específicas.
Vamos continuar a partilhar a variabilidade de aplicações da aromaterapia. Acompanha!