Project Description
Técnico/a de Desporto
Participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, individuais ou colectivas, bem como organizar e dinamizar atividades físicas e desportivas em contexto de ocupação de tempos livres, animação e lazer.
Perfil Profissional
- Elaborar o plano anual de preparação em colaboração com os técnicos de grau superior responsáveis pela modalidade desportiva:
1.1. Definir os objetivos de preparação em função da análise do nível de desenvolvimento dos praticantes.
1.2. Definir os conteúdos das etapas de preparação e organizar programas elementares de treino. - Coadjuvar na preparação e organização das sessões de treino:
2.1. Colaborar na definição dos objectivos da sessão de treino em função do plano de preparação e dos níveis de prática desportiva dos praticantes;
2.2. Colaborar na seleção dos exercícios e dos meios necessários para a sessão de treino.
2.3. Organizar e manter atualizados os dossiês de treino. - Orientar, com supervisão de um técnico de grau superior, as sessões de treino com vista ao aperfeiçoamento dos praticantes na modalidade desportiva, promovendo o cumprimento das regras da modalidade e das regras de disciplina:
3.1. Definir os elementos técnicos e tácticos da modalidade.
3.2. Dar indicações sobre o funcionamento e manutenção do material e equipamento utilizado.
3.3. Dirigir os exercícios estabelecidos para a sessão de treino. - Organizar a participação e orientar os praticantes em competição, com supervisão de um técnico de grau superior:
4.1. Organizar competições não formais, criando condições de equidade de participação e valorizando o gosto pela modalidade e pelo espírito desportivo.
4.2. Organizar e orientar os praticantes na preparação e na realização da competição.
4.3. Avaliar os praticantes e a equipa em competição. - Colaborar na avaliação dos resultados das sessões de treino em função da sua adequação aos objetivos estabelecidos, sob supervisão de um técnico de grau superior:
5.1. Registar o desempenho dos praticantes de acordo com os critérios de êxito e indicadores de execução definidos.
5.2. Analisar a informação dos registos de avaliação efetuados tendo em conta os objetivos estabelecidos.
5.3. Propor ao técnico de grau superior eventuais ajustamentos aos programas de treino de acordo com a interpretação dos resultados da avaliação e visando a melhoria do desempenho dos praticantes. - Participar, sob supervisão de um técnico de grau superior, no planeamento e coadjuvar na implementação de atividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo:
6.1. Colaborar no diagnóstico das necessidades individuais relativamente à melhoria da aptidão física.
6.2. Colaborar na elaboração de planos de atividades.
6.3. Coadjuvar no acompanhamento e orientação de atividades de melhoria da aptidão física, individuais ou de grupo;
6.4. Colaborar na avaliação dos resultados.
6.5. Propor, ao treinador responsável, alterações aos planos de atividades de acordo com a avaliação dos resultados. - Participar na conceção e implementação de programas de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres:
7.1. Colaborar no planeamento e organização de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
7.2. Coadjuvar na dinamização das atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
7.3. Colaborar na avaliação da programação e das atividades desenvolvidas e propor os ajustamentos necessários, visando o cumprimento dos objetivos e a melhoria do serviço prestado. - Coadjuvar o técnico superior no aconselhamento aos praticantes na adoção de hábitos saudáveis e de cuidados de higiene na sua vida quotidiana.
8.1. Colaborar na definição dos objetivos para uma vida diária saudável no respeitante a uma alimentação equilibrada e ao repouso adequado, em função do praticante.
8.2. Colaborar na sistematização da informação aos praticantes no que concerne aos fatores de risco.
Conhecimentos
- Noções de:
1.1. Psicologia do desporto e das atividades físicas.
1.2. Biomecânica.
1.3. Saúde e aptidão física.
1.4. Técnicas de relaxação e bem-estar.
1.5. Traumatologia do desporto.
1.6. Primeiros socorros.
1.7. Legislação aplicada à atividade profissional. - Conhecimentos de:
2.1. Língua portuguesa.
2.2. Língua estrangeira.
2.3. Fisiologia do exercício.
2.4. Nutrição e exercício.
2.5. Técnicas de animação desportiva.
2.6. Comunicação e relações interpessoais.
2.7. Pedagogia do desporto.
2.8. Avaliação do treino.
2.9. Proteção do ambiente, segurança e saúde aplicadas à atividade profissional.
2.10. Tecnologias de informação e comunicação.
2.11. Planeamento e desenvolvimento de atividades de melhoria da aptidão física. - Conhecimentos aprofundados de:
3.1. Tipologia e caracterização das modalidades desportivas individuais e coletivas.
3.2. Metodologia do treino desportivo.
3.3. Metodologias e técnicas específicas das modalidades desportivas.
3.4. Metodologias e técnicas das atividades para populações especiais
3.5. Planeamento e organização do treino.
3.6. Organização e dinamização de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
Aptidões
- Identificar e caracterizar as modalidades desportivas individuais e coletivas.
- Aplicar as técnicas de planificação e métodos de elaboração das sessões de treino.
- Adequar os temas e os conteúdos das sessões de treino ao nível de prática desportiva dos praticantes e aos meios disponíveis.
- Identificar os exercícios a utilizar e os meios necessários para as sessões de treino.
- Organizar os dossiês de treino, preencher as fichas relativas aos praticantes e à preparação e elaborar relatórios.
- Aplicar as metodologias e as técnicas específicas da modalidade desportiva.
- Identificar os elementos técnicos e táticos da modalidade.
- Orientar os praticantes na execução dos exercícios na aplicação das regras e dos aspetos técnicos e táticos da modalidade, salvaguardando os valores éticos da prática desportiva.
- Corrigir e reforçar os comportamentos dos praticantes de forma a melhorar o seu rendimento nas sessões de treino.
- Elaborar um plano de atividades com material e equipamento adequado a diferentes grupos e contextos, bem como a definição dos espaços.
- Dirigir os praticantes utilizando as metodologias pedagógicas assertivas, envolvendo o aquecimento muscular e articular, bem como a focalização nas tarefas a serem desenvolvidas pelos praticantes.
- Utilizar os instrumentos elementares de avaliação nas sessões de treino e nas competições.
- Interpretar a informação dos registos de avaliação em função dos objetivos estabelecidos.
- Propor medidas de ajustamento aos conteúdos das sessões de treino.
- Detetar necessidades individuais relativamente à melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo.
- Elaborar planos de atividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo, definindo objetivos, o tipo de atividades a desenvolver e a sua frequência.
- Aplicar as metodologias e as técnicas de desenvolvimento de atividades, individuais ou de grupo, de melhoria da aptidão física, no âmbito do treino desportivo.
- Orientar os praticantes no exercício de atividades de melhoria da aptidão física, dando indicações sobre a sua execução e o funcionamento dos equipamentos, corrigindo e reforçando o desempenho dos participantes, no âmbito do treino desportivo.
- Identificar necessidades de ajustamento ao plano de atividades definido para a melhoria da aptidão física e forma a atingir os objetivos estabelecidos.
- Elaborar programas de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres, em função dos destinatários e dos objetivos estabelecidos, definindo conteúdos, meios e equipamentos necessários e calendarização dos programas.
- Aplicar técnicas de animação desportiva na organização e no desenvolvimento das atividades físicas e desportivas.
- Orientar os participantes no desempenho de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres, corrigindo e reforçando os seus comportamentos.
- Utilizar as técnicas e os instrumentos de avaliação dos resultados do desenvolvimento dos programas e das atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres, propondo eventuais adaptações.
- Utilizar o equipamento e o material adequado às modalidades desportivas no âmbito do treino e às atividades de animação e lazer.
- Expressar-se em língua portuguesa e numa língua estrangeira de forma a facilitar a comunicação com os praticantes e outros interlocutores.
Aplicar regras elementares de primeiros socorros. - Aplicar as normas de segurança, saúde e de proteção do ambiente respeitante à atividade profissional.
- Elaborar um plano alimentar adequado à prática desportiva e faixa etária dos praticantes.
- Detetar os níveis de fadiga acumulada.
- Elaborar informação relativa aos fatores de risco para a saúde adaptando os temas e os conteúdos aos praticantes.
Atitudes
- Adaptar-se a diferentes grupos e contextos e às diferenças individuais.
- Comunicar de forma clara, precisa, persuasiva e assertiva.
- Estabelecer relações interpessoais empáticas.
- Demonstrar segurança e confiança.
- Motivar e valorizar o comportamento dos praticantes.
- Promover o espírito de equipa, o espírito desportivo e o sentido de responsabilidade nos praticantes.
- Revelar estabilidade emocional e autocontrolo.
- Demonstrar autonomia e criatividade na resolução de problemas e situações imprevistas.
- Gerir conflitos.
- Agir em conformidade com as normas de segurança, saúde e de proteção do ambiente.
- Estimular os praticantes na adoção de hábitos saudáveis e de cuidados quotidianos de higiene.
- Adaptar-se à variedade do equipamento utilizado
Cuidar da sua apresentação pessoal
Referencial de Formação
COMPONENTE SÓCIOCULTURAL
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física
COMPONENTE CIENTÍFICA
Psicologia
Estudo do Movimento
Matemática
COMPONENTE TECNOLÓGICA
Desportos Coletivos
Desportos Individuais/Aventura e Exploração da Natureza
Atividades de Academia
Atividade Física/Desporto e Sociedade
Formação em Contexto de Trabalho