Project Description

Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar

Executar os cuidados ao nível do bem-estar corporal, tendo em conta os princípios anatómicos e cosméticos, bem como os de segurança e saúde e contribuir para os cuidados estéticos do corpo recorrendo às diversas formas de massagens, tais como massagens de relaxamento, drenantes, holísticas e preparatórias e complementares a tratamentos cirúrgicos.

Perfil Profissional

  1. Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento do estabelecimento, controlando os stocks e requisitando os produtos e equipamentos necessários.
  2. Verificar e preparar as condições de utilização e higiene dos equipamentos, utensílios e espaços do serviço.
    2.1. Lavar e desinfetar utensílios utilizados, controlando o seu estado de conservação.
    2.2. Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços e equipamentos.
    2.3. Preparar as condições ambientais, nomeadamente luminosidade, temperatura e humidade dos espaços, de acordo com as exigências do serviço a prestar.
  3. Atender clientes e aconselhá-los sobre o tipo de massagem a efetuar.
    3.1. Acolher os clientes e recolher informações sobre o serviço pretendido.
    3.2. Prestar informações sobre o tipo de massagens realizadas e as diferentes técnicas utilizadas, sugerindo aqueles que mais se adequam a cada cliente.
  4. Efetuar massagens, utilizando processos manuais e mecânicos, aplicando as técnicas adequadas e selecionando os utensílios, equipamentos e os produtos apropriados.
    4.1.Executar massagens de corpo nomeadamente relaxantes, de digitopressão, holísticas e de drenagem.
    4.2. Executar massagens do couro cabeludo, nomeadamente mobilizadoras e de relaxamento.
    4.3. Executar massagens de corpo em meio aquático.
  5. Efetuar massagens reflexas a nível podal, da mão e da orelha.
  6. Efetuar massagens preparatórias e complementares a tratamentos cirúrgicos.
    6.1. Efetuar tratamentos com água complementares.
  7. Faturar os serviços prestados e os produtos cosméticos comercializados, efetuando os cálculos necessários e cobrando a despesa aos clientes.
  8. Atender reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1.1. Legislação da atividade profissional.
    1.2. Gestão de espaços e de stocks.
    1.3. Marketing de produto e/ou de marca.
    1.4. Aprovisionamento de produtos e equipamentos.
  2. Conhecimentos de:
    2.1. Vocabulário técnico específico em língua portuguesa.
    2.2. Ergonomia, segurança e saúde.
    2.3. Organização e funcionamento dos espaços de bem-estar ao longo dos tempos – spa, talassos e termas.
    2.4. Técnicas de vendas.
    2.5. Técnicas de comunicação.
    2.6. Técnicas de atendimento ao público.
    2.7. Gestão de reclamações.
    2.8. Ética e deontologia no exercício da profissão.
    2.9. Relações interpessoais e comportamento social.
    2.10. Processos de cicatrização de feridas e cuidados específicos associados.
    2.11. Dermocosmética (pele, patologias e exposição solar).
    2.12. Operações de cálculo numérico para faturação.
    2.13. Vocabulário técnico específico em duas línguas estrangeiras (comunicação ao nível do utilizador independente).
    2.14. Faturação.
    2.15. Ergonomia, segurança e higiene.
    2.16. Normas de qualidade.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    3.1. Anatomia (célula, tecidos, ossos e músculos).
    3.2. Fisiologia (sistemas, incluindo veno-linfatico)
    3.3. Cosmetologia (princípios ativos, tipologias de cosméticos).
    3.4. Tipologia e processos de massagem corporal.
    3.5. Tipologia e processos de massagem reflexa do pé, mão e orelha.
    3.6. Tipologia e processos de massagem diferenciada, nomeadamente oriental.
    3.7. Tipologia e processos de técnicas de drenagem linfática manual.
    3.8. Princípios de funcionamento, utilização e conservação de produtos e de utensílios.
    3.9. Hidroterapia (tratamentos com água e suas potencialidades)

Aptidões

  1. Aplicar as técnicas de aprovisionamento de produtos e equipamentos.
  2. Utilizar as técnicas e os produtos adequados e manter as condições de limpeza e de utilização dos equipamentos, utensílios, e espaços, com respeito pelas normas de conservação de higiene.
  3. Adequar as condições ambientais, nomeadamente a luminosidade, a temperatura e a humidade e as condições físicas do local de trabalho às características do serviço a prestar.
  4. Instalar os clientes.
  5. Preencher ficha de dados pessoais dos clientes.
  6. Utilizar processos adequados de análise e diagnóstico sobre o tipo de cuidado estético a efetuar.
  7. Indicar o tipo de massagem mais adequado ao cliente.
  8. Indicar cuidados a seguir e produtos de cosmética a utilizar como forma de prevenir e/ou corrigir diversas alterações da pele.
  9. Selecionar os processos de massagem do corpo em função das características e necessidades do cliente.
  10. Selecionar e utilizar os utensílios e os produtos de acordo com o tipo de cuidado a prestar.
  11. Aplicar as normas de segurança e saúde no exercício da sua atividade profissional.
  12. Aplicar as normas de qualidade no exercício da sua atividade profissional.
  13. Aplicar os processos e as técnicas de massagem corporal (de relaxamento, drenantes, e holísticas).
  14. Executar massagem em públicos diferenciados.
  15. Aplicar os processos e as técnicas de drenagem linfática manual.
  16. Aplicar os processos e técnicas das massagens orientais.
  17. Aplicar os processos e as técnicas de massoterapia nos cuidados pré e pós-cirúrgicos.
  18. Executar massagens de corpo em meio aquático.
  19. Indicar os cuidados a seguir e os produtos de cosmética a utilizar como forma de prevenir e/ou corrigir determinadas alterações observadas
  20. Utilizar os procedimentos e técnicas adequadas de primeiros socorros em situações de acidente.
  21. Aplicar as operações de cálculo numérico adequadas na determinação do montante da despesa a cobrar.
  22. Utilizar técnicas de marketing e vendas dos serviços e produtos.
  23. Comunicar com os clientes em língua portuguesa e estrangeira.
  24. Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
  25. Resolver ou encaminhar reclamações de clientes.

Atitudes

  1. Facilitar o relacionamento interpessoal com a equipa de trabalho e com os clientes, com vista à criação de um clima de empatia.
  2. Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações de clientes.
  3. Organizar o posto de trabalho e interagir com os outros de forma a permitir responder às solicitações do serviço.
  4. Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.
  5. Demonstrar sentido de responsabilidade, autonomia, destreza, empenho e disponibilidade.

COMPONENTE SÓCIOCULTURAL
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física

COMPONENTE CIENTÍFICA
Biologia
Química
Matemática

COMPONENTE TECNOLÓGICA
Disciplinas a definir
Formação em Contexto de Trabalho

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