Project Description
Técnico/a de Restaurante/Bar
Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
Perfil Profissional
- Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
- Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
- Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
- Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
- Executar confeções de sala e arte cisória.
- Planear e executar os diferentes serviços especiais.
- Faturar os serviços prestados.
- Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
- Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
- Atender e resolver reclamações de clientes.
- Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Conhecimentos
- Noções de:
1.1. Controlo de qualidade
1.2. Informação turística
1.3. Técnicas básicas de emergência
1.4. Hábitos e culturas alimentares. - Conhecimentos de:
2.1. Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional.
2.2. Gestão de equipas.
2.3. Faturação.
2.4. Informática na ótica do utilizador.
2.5. Gestão de stocks.
2.6. Legislação alimentar e da atividade profissional.
2.7. Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
2.8. Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
2.9. Confeções de cozinha e pastelaria.
2.10. Enologia.
2.11. Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares.
2.12. Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais. - Conhecimentos aprofundados de:
3.1. Vocabulário técnico específico.
3.2. Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
3.3. Técnicas de comunicação e de vendas.
3.4. Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
3.5. Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
3.6. Organização do serviço de restaurante.
3.7. Organização do serviço de bar.
3.8. Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
3.9. Estrutura e composição de cartas e ementas.
3.10. Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
3.11. Métodos de serviço de restaurante/bar.
3.12. Receituário de confeções de sala.
3.13. Técnicas de arte cisória.
3.14. Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
3.15. Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
3.16. Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.
Aptidões
- Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
- Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
- Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
- Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
- Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
- Receber os clientes.
- Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
- Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
- Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
- Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
- Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
- Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
- Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
- Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
- Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
- Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
- Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
- Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
- Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
- Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
- Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
- Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
- Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
- Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
- Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
- Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.
Atitudes
- . Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
- Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
- Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
- Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
- Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
- Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
- Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
- Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
- Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.
Referencial de Formação
COMPONENTE SÓCIOCULTURAL
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física
COMPONENTE CIENTÍFICA
Física e Química
Matemática
COMPONENTE TECNOLÓGICA
Gestão e Controlo
Tecnologia Alimentar
Serviços de Restaurante Bar
Comunicar em Francês
Formação em Contexto de Trabalho