No passado dia 26 de junho, a equipa PESES (Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual) assinalou o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas.
Para isso convidou os agentes da equipa cinotécnica da Guarda Nacional Republicana de Peso da Régua, a quem agradecemos a disponibilidade e capacidade de interagir em meio escolar demonstradas.
Os agentes da GNR trouxeram 3 cães, especializados na área da deteção de drogas e de explosivos e na manutenção da ordem pública. Foi uma demonstração com exercícios práticos, em que houve simulação de situações reais e o modo de atuação dos cães em cada uma delas. A atividade suscitou muito interesse a todos os presentes e os alunos puderam compreender as caraterísticas de cada um dos cães, de raças diferentes, e as técnicas de treino usadas pelos agentes da GNR especializados nesta área.

Foi em 1987 que se instaurou esta data, pela resolução 42/112 da ONU (Organização das Nações Unidas), para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987.
Em vários países do mundo realizam-se encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, assim como o tratamento dos danos causados pelas drogas. Também se verificam campanhas de consciencialização contra os perigos das drogas e se abrem linhas para a doação de fundos no combate deste flagelo mundial.
A dependência de drogas ou de outras substâncias define-se quando estão presentes, em simultâneo, diferentes critérios:
•Um forte desejo ou compulsão para consumir a substância;
•Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância, tanto no que se refere ao início, fim e níveis de consumo;
•Estado de abstinência fisiológico quando o uso da substância cessa ou é reduzido;
•Evidência de tolerância, na qual doses crescentes da substância são necessárias para se obter um efeito inicialmente obtido com doses mais baixas;
•Abandono progressivo de prazeres e interesses alternativos em favor do uso da substância e aumento da quantidade de tempo necessária para se recuperar dos seus efeitos;
•Persistência no uso da substância, apesar da evidência de consequências manifestamente nocivas.
Como se previne a Dependência de Substâncias?
A melhor maneira de prevenir a dependência de uma substância é não a consumir.
Uma vez que a dependência pode surgir mesmo para medicamentos prescritos pelo médico, é importante respeitar as doses e informar o médico de quaisquer sintomas de dependência.
Nos jovens, a prevenção passa por uma boa capacidade de comunicação dentro da família, pela atenção constante a sinais de alerta, por saber ouvir e por saber dar o exemplo.