A Escola Profissional da Régua comemorou o Dia Mundial da Alimentação com uma atividade promovida pelas equipas do Projeto de Educação para a Saúde e da Cidadania e Desenvolvimento. Em todas as salas de aula, pelas 10 horas, foi projetado um vídeo que promoveu a reflexão sobre os seguintes assuntos:
- Necessidade de os portugueses mudarem os seus hábitos alimentares para terem mais saúde;
- 29,6% das crianças portuguesas apresentam excesso de peso, sendo que 12% destas são obesas;
- Mais de 22% da população nacional sofre de obesidade;
- O aleitamento materno como um comportamento alimentar saudável;
- Redução de sal na indústria alimentar;
- Necessidade de ser crítico relativamente à publicidade alimentar dirigida às crianças;
- Leitura dos rótulos dos alimentos;
- Importância da reformulação da Roda dos Alimentos;
- Uma alimentação adequada e promotora de uma alimentação protetora do ambiente.
Ainda durante esta aula, foram distribuídos sacos de papel reciclado contendo uma maçã e um pequeno pacote de bolachas. A atividade foi um sucesso, levando toda a comunidade escolar a assinalar este dia com uma reflexão e vontade de alterar alguns hábitos alimentares.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981 e é comemorado por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. É uma comemoração criada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em 1981, que tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.
Estima-se que o número de habitantes do planeta irá ultrapassar os nove biliões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.