Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove biliões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.
Quer seja por questões de saúde ou ambientais, substituir a carne por alternativas proteicas é uma boa oportunidade para experimentar ingredientes alternativos e saudáveis. Os nomes, as texturas e as cores podem parecer-lhe estranhos e diferentes, mas as quantidades de proteína e nutrientes estão todas lá.
Para além das típicas e deliciosas maçãs e bolachinhas, este ano, a equipa do Projeto da Educação para a Saúde quis apresentar alternativas à alimentação de carne ou peixe. A alimentação vegetariana pode ser deliciosa e a variedade é imensa.
Articulando com a preciosa ajuda da turma do 3.ºJ, Curso Técnico de Cozinha /Pastelaria, da professora Dina Tomé e do professor Marco Gonçalves, a equipa PES orientou a confeção de um menu vegetariano de degustação para toda a comunidade.
No menu de prova constavam alguns pratos vegetarianos, tais como: Trouxas de Legumes, Hambúrgueres de Grão-de-bico e Batata-doce e Enroladinhos de Seitan. Os pães de alfarroba com sementes foram também confecionado pelos alunos.
O resultado global foi de algum trabalho na cozinha, muita curiosidade na mesa e excelentes pontuações na prova de degustações, como podem mostrar as fotografias.