No dia 21 de março 2019 – Dia Mundial da Árvore – o aluno Daniel Pinto Ramos do Curso Técnico de Produção Agropecuária, realizou uma das partes práticas do seu projeto de Prova de Aptidão Profissional, integrado também no Projeto de Articulação Curricular da turma e do Proj

eto Eco Escolas.

A atividade foi aberta aos Pais/ Encarregados de Educação da EPDRR, a docentes e não docentes, que foram convidados a participar nesta iniciativa. Vários professores da área técnica do curso de Produção Agropecuária participaram e ajudaram o aluno na concretização da atividade.

Esta atividade consistiu na plantação de várias árvores de fruto no pomar da escola.  Cada turma foi representada pelo delegado e subdelegado que plantaram a sua árvore de fruto, tendo-se criado um dístico identificativo para cada árvore/turma.

Para esta atividade, o aluno Daniel Ramos elaborou um panfleto sobre a efeméride – Dia Mundial da Árvore” e a identificação das árvores utilizadas na atividade. Este panfleto foi distribuído a cada grupo de aluno, aos Pais/ Encarregados de Educação, aos docentes e não docentes participantes.

Foram plantadas 21 árvores de fruto. As 16 turmas da escola fizeram-se representar nesta atividade. O representante dos Encarregado de Educação e alguns docentes também participaram na mesma, trazendo uma árvore para plantar.

Plantaram-se as seguintes árvores: 3 fêmeas Kiwi; 1 macho Kiwi; 2 Amendoeiras; 1 Romãzeira; 2 A

meixoeiras; 3 pessegueiros; 2 damasqueiros; 1 Pereira; 1 Macieira; 1 Cerejeira; 1 Abacate; 1 Limoeiro; 2 Nespereiras.

  1. Descrição da atividade

No desenvolvimento do projeto de articulação curricular (2ºA e 3º A) e da Prova de Aptidão Profissional, o aluno criou um silo de compostagem no ano letivo 2017/18, com os professores da área técnica e um dos colegas de turma, Nuno Soeiro. Iniciou, já no ano transato, a elaboração de compostagem a partir de matéria orgânica.

Neste ano letivo, o aluno continuou a realizar a compostagem para adubar o terreno/o pomar que serviria para a plantação das árvores de fruto.

Nos dias que antecederam a atividade, com a ajuda dos docentes da área técnica, o aluno Daniel Ramos preparou o terreno do pomar, lavrando-o. Abriu tantas covas quanto o número de árvores a plantar, deixando, entre cada uma, uma distância de 5 metros. O aluno também deixou, junto de cada cova, um pouco do composto que conseguiu obter, para fortalecer as árvores.

Todos os intervenientes participaram na plantação da sua árvore, com entusiasmo. De seguida, procedeu-se à rega da mesma.

  1. Conclusão/Balanço Final

Podemos concluir que a atividade foi muito proveitosa, tendo-se promovido o gosto pelo meio ambiente, pela sua proteção e pelo desenvolvimento sustentável, permitindo ainda divulgar o espaço da escola e da Quinta do Rodo a um maior número de alunos.

A reação / feedback geral foi muito positiva.  Concluiu-se que os objetivos foram amplamente conseguidos, tendo a maioria das respostas de satisfação incidido no item “Bom” e Muito Bom” .