No dia 14 de Novembro de 2019, assinalou-se o “Dia Mundial da Diabetes” com a afixação de cartazes informativos sobre o tema e um grupo de alunos da turma 3.ºG -Curso Técnico/a de Massagem, Estética e Bem-Estar- procederam à medição da glicemia e da pressão arterial a todos os elementos da comunidade educativa que o desejaram, fazendo uma análise e explicação dos valores obtidos, com carácter informativo e preventivo.

O que é a diabetes?

A glicose (açúcar no sangue) é essencial à vida. O nosso organismo utiliza o açúcar para produzir energia indispensável ao funcionamento normal dos vários órgãos e tecidos.

Para que a glicose possa ser utilizada pelo organismo, tem que passar do sangue para o interior das células. Na maioria das situações, esse transporte só é possível com a ajuda de uma importante hormona: a insulina, que é produzida no pâncreas.

Em situações normais e desde muito cedo na vida – antes de nascermos – o pâncreas produz esta hormona que retira o “açúcar” do sangue e o transporta para dentro das células. Desta forma, os níveis de “açúcar” no sangue (glicemia) baixam.

Na Diabetes mellitus, esta situação está alterada – há a subida anormal e descontrolada da glicemia ou “açúcar no sangue”. Isto é causado por problemas relacionados com a produção de insulina ou com a sua atuação nas células (a chamada “resistência à insulina”).

COMO REDUZIR O RISCO DE PRÉ-DIABETES E DIABETES?

  • Tome sempre o pequeno-almoço.

Não tomar o pequeno-almoço está associado a uma maior tendência para o ganho de peso, sendo este um dos principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de diabetes. E, por isso, um conselho muito importante que deve seguir para prevenir a diabetes.

  • Controle o peso e tente mantê-lo num nível saudável.
  • Coma devagar.

Parece um pormenor, mas proporciona uma melhor absorção de nutrientes, evita desconfortos gastrointestinais e ajuda a promover a saciedade;

  • Fracione a sua alimentação ao longo do dia.

Não deve estar mais de 3-4 horas sem comer;

  • Acompanhe as refeições com legumes cozinhados ou saladas.
  • Faça uma alimentação rica em fibras (cereais integrais, hortaliças, fruta fresca)

Ajuda a reduzir a absorção dos açúcares;

  • Reforce a ingestão de água.

No mínimo, ingerir 1,5 L de água, por dia;

  • Pratique atividade física.

Faça caminhadas, opte pelas escadas, não fique parado.