No dia 1 de dezembro assinalou-se o Dia Mundial da Luta Contra a Sida. A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e já matou 39 milhões das 78 milhões de pessoas afetadas em todo o mundo.África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.
Já passaram mais de trinta anos desde a primeira vez que foi detetado em Portugal o primeiro caso de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana. Volvidas três décadas, já são cerca de 42 mil os casos de pessoas infetadas, representando 0,4% da população portuguesa. Entre 1983 e 2017 morreram 14500 pessoas por VIH/Sida e no ano de 2017 foram notificados 1030 novos casos. Atualmente está disponível em todas as unidades de saúde, e em breve estará também nas farmácias comunitárias, um teste que em poucos minutos permite que qualquer pessoa tenha conhecimento do seu estado serológico face ao VIH. A realização deste teste, permite diminuir número de diagnósticos tardios, o números de casos de doença e consequentemente o números de mortes.
Este ano, através da campanha «Árvore da Vida», a equipa PRESSE pretendeu chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e para o acesso universal de toda a comunidade a este teste rápido, incentivando à sua realização, como mais uma forma de prevenção, além do uso do preservativo. A «Árvore da Vida», decorada de laços vermelhos, agrega simbolicamente, os múltiplos casos de pessoas que, através do diagnóstico precoce, deixam de ser um “laço” isolado e descurado, e ganham proteção junto de uma comunidade. Essa comunidade, são outras pessoas nas mesmas circunstâncias – outros laços – mas também são ramos e raízes que os sustentam, e que representam todos os suportes e estruturas que existem para ajudar a prolongar a vida. E assim fizemos… decoramos a nossa árvore da Vida, elaboramos cartazes alusivos aos modos de transmissão e informação da importância de se fazer um teste, rápido, gratuito. Para além da informação a equipa PRESSE quis deliciar a nossa comunidade escolar com um biscoitos em forma de laço vermelho, que os alunos das turma 1 J e 2 J, do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria se prontificaram a fazer. Parabéns estavam uma delícia.