No dia 2 de dezembro assinalou-se o Dia Mundial da Luta contra o VIH/SIDA.

Duas enfermeiras do Centro de Saúde do Peso da Régua deslocaram-se à escola, abordaram os alunos, solicitaram-lhes que realizassem um pequeno questionário sobre este dia comemorativo, de modo a verificar o conhecimento que os mesmos têm sobre o VIH/SIDA e ofereceram aos interessados, um pin com um laço vermelho.

Esta visita também teve um carácter didático/informativo, esclarecendo algumas dúvidas colocadas pelos alunos, orientando-os, principalmente, para comportamentos responsáveis e de prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Recentemente foi divulgado o relatório anual do Instituto Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde sobre a situação da infeção VIH e SIDA em Portugal.

De acordo com o referido relatório, “na última década verificou-se uma descida de 46% no número de novos diagnósticos de infeção por VIH e de 67% nos casos que atingiram o estádio SIDA. No entanto, salienta-se que houve “um aumento da proporção de casos do sexo masculino, bem como da idade mediana ao diagnóstico, excetuam-se os casos de HSH, que ocorrem com maior frequência em jovens.”

Os estudos revelaram, ainda, que no final de 2017 viviam em Portugal 39820 pessoas com infeção por VIH, 7,8% das quais não estavam diagnosticadas, valor que entre os heterossexuais homens ascende a 13,9%.

Verifica-se assim que ainda há um longo caminho a percorrer.

É necessário realizar diagnósticos precoces, novas estratégias de rastreio, continuar a apostar em meios de prevenção e de redução de riscos, fomentando ações de sensibilização e de informação, distribuição de preservativos e de seringas, de forma a acabar com a epidemia por VIH e Sida em Portugal.