A turma de 10.º ano do Curso Técnico Auxiliar de Saúde assinalou o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA no passado dia 2 de dezembro. Estes alunos fizeram uma ação de sensibilização, passando por todas as salas de aula com o objetivo geral de alertar para a importância das medidas de prevenção. Colocaram um laço vermelho nos placards das salas como ato simbólico e ainda um desdobrável com informações sobre o que é o VIH, como se transmite e formas de prevenir. Projetaram um “enigma” sobre esta temática com perguntas, cujas respostas se encontram decifradas através de imagens.
Com a atenção do mundo voltada para a crise da covid-19, o Dia Mundial da SIDA recorda-nos a necessidade de manter o foco noutra pandemia global que persiste quase 40 anos após o seu surgimento.
Apesar dos avanços significativos, a emergência da SIDA ainda não acabou. O VIH ainda infecta 1,7 milhões de pessoas todos os anos e mata cerca de 690 mil. As desigualdades significam que aqueles que são menos capazes de defender os seus direitos são, ainda, os mais afetados.
A saúde é um direito humano. A saúde deve ser uma prioridade de investimento para alcançarmos a cobertura universal de saúde. Neste Dia Mundial da SIDA, vamos reconhecer que, para superar a covid-19 e acabar com a SIDA, o mundo terá de ser solidário e partilhar responsabilidades. (https://unric.org/pt/dia-mundial-da-luta-contra-a-sida-2/) – Fonte: Nações Unidas