O sono é um estado ativo do cérebro que prepara o corpo para enfrentar o dia seguinte de maneira eficiente. Ele é um momento de regeneração do corpo e de síntese de proteínas fundamentais para as funções dos nossos órgãos.
O sono é uma atividade fisiológica fundamental para a saúde e o desenvolvimento (crescimento e aprendizagem) do ser humano. Sendo a adolescência uma fase de grande importância no que diz respeito a estes dois fatores, a atenção a este momento do dia deve ser redobrada. O tempo ideal de horas dormidas para os jovens é cerca de nove horas.
Mas é justamente nesta fase que percebemos alterações no ritmo de sono, como se o relógio biológico funcionasse diferente. As mudanças no padrão do sono têm diversas causas, fisiológicas e sociais. Ao entrar na adolescência, alterações hormonais fazem com que o sono venha um pouco mais tarde empurrando, consequentemente, o despertar para mais tarde. Coincidindo com esta mudança fisiológica, aparecem as mudanças sociais, ou seja, início de uma vida social mais intensa, e os adolescentes tendem a dormir mais tarde.
As vivências da adolescência, com descobertas e frustrações, o aumento de exigência de responsabilidade por parte das escolas e da sociedade e as variações hormonais fisiológicas já são motivo suficiente para as alterações de humor experimentadas nesta fase da vida. Mas esta característica se torna muito mais evidente em adolescentes com falta de sono.