No dia 31 de outubro 2019, a Escola Profissional da Régua recebeu de braços abertos ex alunos de diferentes cursos, formados ao longo das últimas duas décadas.
Empreendedores de sucesso, inseridos no mercado de trabalho da região, promoveram momentos de boa disposição e despertaram interesse, demonstrando o quanto a Escola Profissional os ajudou a crescer e a tornarem-se homens e mulheres de sucesso.
Representando os diferentes cursos ministrados na Escola, cada elemento apresentou aos alunos do respetivo curso, o seu percurso pessoal, evidenciando o empenho e profissionalismo dos docentes com quem aprenderam a profissão, as condições excecionais que a Escola dispõe para ministrar os cursos, os cursos superiores frequentados, assim como as dificuldades e os percursos percorridos de forma a alcançarem os seus objetivos, tendo sempre presente a perseverança no trabalho contínuo, realizado após a formação na Escola. Enfatizaram ainda o facto da escola lhes ter proporcionado mais valias, como as Formações em Contexto de Trabalho e as visitas de estudo, aludindo também à grande camaradagem e ao espírito de equipa aqui vivido entre alunos, docentes e não docentes, ao longo da sua formação.
Estiveram presentes nestas primeiras jornadas, Acácio Manuel Guedes Peixoto e Tiago Miguel Fernandes Monteiro (Curso de Restaurante/Bar), Carlos Eduardo Morais Alves, detentor do Prémio Melhor Enólogo do Ano (Curso de Produção Agrícola), Pedro Henrique Silva Branco (Curso de Viticultura e Enologia), Luís Miguel Reis Monteiro (Curso de Instalações Elétricas), Jéssica Helena Fernandes (Curso de Apoio Psicossocial) e Cristiana Isabel Teixeira Luz (Curso de Termalismo), todos técnicos de sucesso como empresários em nome individual e/ou a trabalhar em grandes empresas da região, como o Grupo SOJIVINHOS, Six Senses Hotels Resorts, Hotel Vintage House ou a Associação de solidariedade social – Pesqueira Amiga.
Estas primeiras jornadas visaram promover nos mais novos o gosto pela área de formação, através dos exemplos dos ex-alunos com percursos de sucesso e apresentar perspetivas de futuro para um mercado de trabalho exigente, reconhecendo o trabalho dos profissionais da Escola Profissional da Régua como um marco fundamental no crescimento individual e profissional dos alunos.
Com estas sessões, a Escola pretendeu realizar a exploração vocacional através do exemplo de ex alunos da com percursos de sucesso, de forma a prevenir o abandono escolar, dando cumprimento a um dos objetivos do Plano de Ação EQAVET e do Gabinete de Apoio ao Aluno.
O nosso dia ficou mais rico e a satisfação de rever antigos alunos foi grande, tendo estes também demonstrado que a ligação afetiva ao local que os ajudou a crescer ainda não se dissipou.