O Filho de Noé” de Eric-Emmanuel Schmitt

SINOPSE

  1. Auge da Segunda Guerra Mundial. As rusgas começam. O pequeno Joseph, de sete anos, judeu, é afastado dos pais para conseguir sobreviver. Aprende a ocultar o seu nome, a sua história, os seus sentimentos. Escondido num orfanato católico, vai crescer acompanhado por um sacerdote, o padre Pons, um homem simples que se empenhará em manter viva a cultura judaica e em transmiti-la às crianças. Num universo à primeira vista cristão, o padre Pons instalou uma sinagoga secreta. Tal como Noé, o padre decidiu salvar a humanidade. Apesar daquilo que é. Uma vez restabelecida a paz, o que irá ser destas crianças com esta dupla identidade?

 

Neste momento, Eric-Emmanuel Schmitt é um dos grandes representantes, senão o maior, da literatura belga contemporânea de matriz francófona.

O seu livro trata de um grupo de crianças judias, perseguidas pelos nazis. Crianças que, como toda a criança, choram riem, vivenciam, abrem-se à vida, ora nos matizes sombrias, ora na alegria. Ser perseguido, acossado, viver o dia a dia na sobranceria de uma queda iminente, talvez mesmo a morte é, certamente, uma experiência que nos escapa nos dias das puerilidades correntes. O grande mérito do escritor, a meu ver, é a sua sabedoria e destreza em aprofundar a parte psíquica do homem, o seu caráter, a sua alma, estendida como lençol a apanhar sol no estendal. A matriz única, miscelânea de amizade e amor estabelecida entre uma criança refugiada e o bom padre Pons, padre de outros tempos, refúgio castrense e humano de todos quantos dele dependem.

O padre Pons é então o Noé bíblico, visto que salva duzentas e onze crianças, as quais, no futuro, assimilando as leis da reprodução, se transformarão, sem dúvida, nos herdeiros de Noé.

O livro é pequeno. Na verdade, a estrutura do romance quase o transforma num conto. História que, baseada em factos reais, acaba quase num happy end, salvo as enfermidades que a conjuntura transporta.

Mas que livro!…

(Texto retirado do site: https://www.freguesiadefatima.pt/pt/biblioteca-de-fatima/o-filho-de-noe/)

 

 NA TUA BIBLIOTECA, UM SÍTIO TÃO PERTO DE TI!